top of page

Nossos serviços ...

Atuamos com técnicas especificas para cada natureza de conflito...

Arbitragem

arbitragem.jpg

A arbitragem é tratada com máximo respeito e seriedade pelo CEJUPI, contando com árbitros de renome internacional inscritos em seu quadro (confira nossa lista de árbitros) que se interagem conforme a necessidade do tema e amplitude do direito em discussão em prol de uma resolução célere, útil e eficiente para o conflito sob judice, minimizando os impactos negativos da judicialização do litigio. Aqui existe a figura de um ou mais julgadores que, não havendo acordo entre as partes, ditará uma sentença arbitral que gerará obrigação entre as partes tal e qual uma sentença proferida pela Justiça Estatal.

Mediação

mediação.jpg

A mediação é uma técnica crescente em todo mundo que busca agregar empoderamento as partes para que, no decorrer do processo mediativo, adquiram habilidades ante ao conflito em espécie e dentro de sua autonomia de vontade resolvem pacificamente e resguardando a relação já existente entre elas (partes envolvidas). As técnicas mediadoras do CEJUPI são importadas do berço de suas mais variadas origens, conforme cada caso, a exemplo da Mediação Dialógica para os Conflitos Escolares, o método da mediação de transformativa para conflitos familiares, o modelo de mediação XXXX para os conflitos organizacionais, o da reunião cidadã do século XXI para conflitos que envolvem grandes grupos, a Tecnologia do Espaço Aberto para conflitos entre grupos médios ou mesmo a técnica conhecida por Conversation Coffee para pequenos grupos, técnicas específicas para gestão de conflitos em condomínios, escolas, conflitos on-line organizacionais e muito mais!

conciliação.jpg

Conciliação

A Conciliação é uma técnica mais indicada para conflitos onde as partes não atribuem grande importância a relação a que circunda o processo conflitivo, tal como a mediação visa a autonomia das partes e seu processo gira em torno do ajuste do ponto de referencia das partes para que se possa alcançar um solução comum e razoável sobre o conflito. Diferentemente da arbitragem e do processo judicial tradicional no mundo jurídico ocidental, na conciliação e mediação não há a intervenção de um terceiro que ditará uma decisão imposta as partes, ao contrário a decisão é tomada pelas partes ou o procedimento se frustra. As principais técnicas conciliativas giram em torno das tecnicas de negociação e gestão da comunicação

Treinamento e Assessoramento na Resolução dos Conflitos.

treinamento conflitos.jpg

Uma das maneiras de expandir as fronteiras da disciplina de resoluções de conflitos é incorporar novas técnicas que abordem situações que, por uma razão ou outra, a mediação não seja viável. Uma dessas técnicas, relativamente nova, é o conflict coaching (Treinamento em conflito) e o conflict resolution coaching, que significaria trabalhar uma a uma as pessoas envolvidas em conflitos interpessoais. Já o assessoramento em resolução de conflitos é um conceito que combina princípios da resolução de conflitos e princípios do coaching. È um processo um a um, confidencial e voluntário, em que os assessores trabalham com as pessoas para ajudar a resolver disputas existentes e prevenir a ocorrência de conflitos desnecessários. Pode-se aplicar a um problema específico em que a pessoa esteja ou esteve envolvida ou que se antecipe ao que virá ocorrer. Mas também é utilizado para pessoas que querem adquirir novas habilidades em geral ou reforçar as já existentes.

gestão das emoçõees.jpg

Quando o tema é conflito duas bases essenciais do comportamento e interação humana devem ser observadas: as emoções percebidas pelas partes e a natureza do fluxo comunicacional que as partes compartilham. Qualquer que seja o conflito existente, é dizer, não importando se entre nações ou entre casais, vizinhos, alunos, etc a gestão das emoções e da comunicação é pedra angular para a resolução pacífica e adequada do conflito. O CEJUPI acredita que parte da evolução humana e social que a atualidade apresenta se revela pelo maior domínio do eu, ou seja, conhecer as emoções e comparti-las com precisão. Por isso, prestamos serviços específicos quanto ao tema.

Gestão das Emoções e da Comunicação

Gestão do Conflito e Tomada de Decisões

tomada_de_decisão.jpg

No ambiente conflitivo vários aspectos podem importar para uma tomada de decisão em que decidir não é uma opção. Ditos aspectos se apresentam desde uma reação frente a uma ameaça ou mesmo assédio (em relações familiares, de emprego, negociais etc) até a necessidade de se "jogar" diante dos interesse individuais, corporativos, políticos ou de determinado grupo. Atualizados quanto as técnicas mais eficientes para se traçar a tomada de decisão, tais como os aportes da Análise Econômico da Conduta, da Teoria dos Jogos e da Análise Psicológica da Conduta, dentre outros que o CEJUPI oferece serviços especializados e focados a necessidades e objetivos de seus clientes, quer seja frente a um conflito de interesses comerciais quer de outra natureza).

O CEJUPI compreende as profundas mudanças experimentadas pelas sociedades contemporâneas em distintas ordens (social, política, econômica e cultural), levaram a cenários de fragmentação social e urbana, assim como também a processos de exclusão social a exigirem novas e urgentes respostas. Ao mesmo tempo, alguns problemas já estruturais como o desemprego, a pobreza e a violência, aliados à crescente desigualdade agravam essa fragmentação e desestruturação social urbana e à consequente erosão dos laços sociais. Esse complexo quadro de transformações da dinâmica social é um campo suficientemente fértil de modo a poder emergir uma multiplicidade de conflitos de ordem social e/ou comunitária de distinta índole, de múltiplas formas e de distinta intensidade. Por isso, o CEJUPI se apoia em técnicas de experiência internacional na intervenção comunitária em prol da construção de uma cultura de paz e todos os férteis frutos por ela produzidos.

conflito_comunitário.jpg

Conflito em Ambiente Comunitário.

Conflito em Âmbito Organizacional

O âmbito organizacional apresenta variadas fontes de conflitos, que seguem curso previsível ou padrão (Redorta, 2006) já conhecidos pela ciência e manejados pelo CEJUPI na pacificação do ambiente organizacional, A relação trabalhista se destaca pelas relações de poder, as interpessoais, a implicação na tarefa versus a objetividade da situação etc; fatores que influem nos resultados de rendimento, cooperação e interdependência em função do manejo consciente ou inconsciente desses conflitos possíveis. Também associados ao trabalho e ao mundo das organizações tem-se os conflitos laborais coletivos, consistentes numa situação de enfrentamento ou discrepância a afetar os diversos interesses gerais e/ou coletivos da organização. Tais conflitos podem ter consequências diversas, dependendo das respostas dos grupos implicados (empregados, empresários, sindicatos etc), simultaneamente se podendo encontrar diversas formas de solução ou transformação do conflito. ((De Diego e Guillén, 2006).

conflito_nas_organizações.jpg
parceria com governo.jpg

O CEJUPI oferece parcerias e convênios junto aos Estados e Prefeituras como apoiador das práticas de resolução pacífica de conflitos, especialmente a mediação e conciliação a que, nos dias atuais e na maioria dos países ocidentais (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, etc), vem sendo utilizadas, por força de Lei, como momento pré-judicial de solução de conflitos.

Parcerias Junto a Prefeituras, atendimento ao cidadão.

conflito escolar.jpg

Conflito no Ambiente Escolar

Quando o tema é Conflito no ambiente escolar o CEJUPI parte do conceito da convivência e de sua aprendizagem como conteúdo educacional essencial ao desenvolvimento individual e social de meninos e meninas do século XXI. Considera, ainda, o significado da educação para a resolução de conflitos e sua inclusão na declaração das Nações Unidas da Década Internacional para a Cultura de Paz e Não-violência para as crianças do mundo. Daí nosso compromisso em oferecer as melhores e mais avançadas técnicas para cada natureza de conflito que possa surgir no universo familiar, o que muitas vezes se inicia com a própria identificação as diversas manifestações de conflitos no âmbito escolar para se alcançar a estratégia e técnicas que levarão a harmonia do ambiente escolar.

conflito condominial.jpg

O CEJUPI reconhece a perspectiva evolutiva do modelo de agrupamento de pessoas em condomínio, a partir do notório desenvolvimento das cidades modernas e pós-modernas, que adotaram a formação desse modelo de vida, tanto comercial quanto residencial. Tem-se que nesse ambiente se origina diversos tipos de relações e, como todas elas, findam por ocasionar conflitos de diversas naturezas. Por isso que o CEJUPI percebe as principais fontes de conflitos condominiais, atuando com singular habilidade e mediante técnicas específicas para a gestão pacífica do conflito condominial, pois se fundamenta na realidade de que o condomínio (micro-organismo) possui autonomia de estabelecer suas regras (convenções e regimentos internos) e, por isso, merece atenção especial e a adoção dos métodos alternativos de resolução de conflitos deve ser prevista desde sua convenção condominial, por meio da inclusão de cláusula ou compromisso arbitral do CEJUPI.

Conflito no Ambiente Condominial

conflito on line.jpg

Muitos são os termos utilizados pela ciência moderna do conflito on-line para descrever a pacificação das disputas eletrônicas e o uso da tecnologia como aporte ao processo de tal pacificação ou resolução de disputas/conflitos. Qualquer que seja o nome (Resolução de Disputas on-line (RDL), Resolução Eletrônica de Disputas (RED), Resolução de Disputas em Rede (RDR), Online Dispute Resolution (ODR) essa nova perspectiva tanto aplica a tecnologia da comunicação via computador nos tradicionais processos de resolução por se acreditar que a automação do manejo da informação faz com que a resolução de conflitos se torne mais eficaz e que eliminam os problemas relacionados à distância. Em consequência, o CEJUPI maneja com precisão as novas técnicas de RDL por serem especialmente útil ao enfrentamento da resolução de um conflito em contratos on-line ou diante do inconveniente geográfico.

Disputas / Conflitos On-line "virtual"

Conflito Familiar.jpg

O CEJUPI acompanha o entendimento atual e internacional de que a família é uma instituição social sobre a qual se articulam e principiam os fundamentos básicos de nossa sociedade e que ditos fundamentos são de ordem jurídica, cultural, econômica, afetiva, moral, entre outras. Por isso entendemo que os modos e realidades específicas dos diferentes sistemas familiares, bem como nos diversos sistemas sociais, se mantêm em uma dinâmica de inter-relação mútua, contínua e constante. Assim a família estabelece um pacto de convivência e de satisfação das necessidades básicas da pessoa, definidas de forma clássica pelos funcionalistas. Tendo em conta dita realidade que o CEJUPI atua suas técnicas considerando a diversidade de modelos de família no auxílio daqueles que experimentam crises e conflitos no ambiente familiar.

Conflito no Ambiente Familiar

conflito engenharia.jpg

O CEJUPI entende o desejo do engenheiro entregar a obra, no prazo e no custo previstos, satisfazendo seu cliente que voltará a contratá-lo. Porém, a informalidade presente nas relações, tais como as decisões tomadas junto ao cliente -normalmente in loco - a coordenação da equipe de campo, as alterações de projetos etc, potencializam o conflitivo. As relações de interdependência (subcontratos) não fogem a informalidade, prejudicando a segurança jurídica e a solução adequada. O CEJUPI sabe que os conflitos gerados no ambiente da engenharia exigem rápidas soluções sob pena do incremento de danos para as partes envolvidas, por isso, a mediação é indicada como meio de solução de controvérsias mais rápido e efetivo, no momento da necessidade. Ademais as relações comerciais ocorrem entre pessoas, por isso, a adoção dos métodos alternativos de resolução de conflitos deve ser prevista desde a contratação, por meio da inclusão de cláusula ou compromisso arbitral do CEJUPI.

Resolução de Conflitos no ambiente da Engenharia

Conflito rural.jpg

O ambiente rual, que seja dos grandes produtores ou do pequeno comerciante se revela com características próprias decorrentes tanto do estilo de vida como das especificidades das relações, deslocamento, cultura etc que acarretam conflitos cuja analise e aproximação devem ser coerentes com ditas especificidades. Por isso que quando o assunto é a resolução de disputas no ambiente rural o CEJUPI dedica técnicas especificas e adequadas à pacificação/resolução.

 Conflito no ambiente rual.

constelação.jpg

O CEJUPI, atento as técnicas atuais e eficientes na pacificação atua de forma singular com a Técnica Constelação Familiar e correlatas, que tomam as emoções como princípio, já que partem da premissa de que todos possuem características e cargas emocionais que por vezes não se compreende a origem. Indica que algumas de nossas dificuldades decorrem de nossos sistemas familiares. É um método psicoterapêutico que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações. Tendo por precursor o psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar aponta a repetição de comportamentos, de acordo com gerações, ainda que inconsciente. Aqui se propõe a existência de uma “consciência de clã”, guiada por simples “ordens arcaicas” ou “ordens do amor”, referindo se a três necessidades: 1 – a necessidade de pertencer ao grupo ou clã; 2 – a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nos relacionamentos; 3- a necessidade de hierarquia dentro do grupo ou clã.

Técnicas de Constelação.

bottom of page